“Este ano vou começar a treinar!! “Acho que é o desejo mais cliché do Ano Novo!
Ontem estava a falar com uma amiga que me disse que nos ginásios, no mês de Janeiro, há um aumento “ridículo” de inscrições e em Fevereiro/Março já ninguém vê os novos sócios! Porque é que as pessoas em apenas dois meses, decidem abortar o plano e desistir novamente de treinar? Se têm consciência que lhes faz tão bem, quer a nível físico, mental e emocional… porque desistem?
Sempre que recebo uma aluna nova no estúdio, gosto de saber o seu historial desportivo, como por exemplo, se já praticou regularmente alguma modalidade e se sim, porque parou de treinar. Têm sido muitos os porquês e imensaaaaas as desculpas para deixar de treinar que eu tenho ouvido ao longo dos últimos 10 anos… Decidi partilhar um TOP 5 das desculpas mais “usadas” e a resolução das mesmas, de modo a que consigam finalmente atingir este desejo que vos persegue há anos!
Aqui vai o TOP 5:
TOP 5 - “Não gosto de treinar! “
É uma desculpa legítima! Existem muitas modalidades no vasto mundo desportivo ou se quiserem, do fitness que eu também não gosto! Mas decerto que se procurarem, também encontrarão pelo menos uma com a qual se identifiquem. O hábito do treino conquista-se com calma e com gosto, ou seja, não adianta inscreverem-se num ginásio para se enfiarem numa sala de musculação se à partida, já sabem que não gostam! Investiguem as várias modalidades que existem e experimentem-nas. Lembrem-se que é o vosso objetivo para 2018, têm mesmo de gostar da modalidade que estão a praticar, senão é desistência na certa, outra vez…
Quando falamos num conceito mais privado, como no estúdio onde trabalho, esse torna-se o meu papel: descobrir o que é que a minha aluna mais gosta de fazer, ou até, o que não gosta, de forma a mantê-la constantemente motivada e facilmente atingirmos os objetivos pretendidos. Outro ponto interessante do trabalho personalizado é: o compromisso! Eu quero que estejam felizes a treinar, atinjam o seu objetivo e não faltem aos treinos! Se faltam, estou no momento a ligar para saber o porquê da falta e a remarcar o treino, portanto… não há desculpa que “apague” o treino que ficou por fazer e consequentemente, a taxa de sucesso é sem duvida maior!
Posso dizer-vos que 90% das minhas alunas, quando as conheci, também não gostavam de treinar, mas agora que permitiram que o treino entrasse na rotina diária e sentiram os seus benefícios a todos os níveis, aprenderam a gostar e quando faltam, sentem falta do treino! Portanto, mente aberta…
TOP 4 - “Não tenho resultados”:
São diversos os motivos que nos levam a treinar, mas em todos eles temos de estar empenhados na mudança de hábitos antigos. Os três pontos chave para o sucesso são: a alimentação, o treino e o descanso. Se o teu objetivo é emagrecer, não basta dares o teu máximo no treino e em casa não teres os devidos cuidados com a alimentação e o descanso. Costumo dizer que o treino influência apenas 40% do resultado final. Portanto, não culpes o treino por não estares a atingir os resultados, mentaliza-te que este processo implica uma mudança de velhos hábitos e por uma melhoria dos mesmos em prol da tua saúde e bem-estar.
TOP 3 - “Não me sinto bem nos ginásios, está sempre cheio de gente … e os olhares…“
Certo! Mas felizmente, hoje em dia existem mais opções: temos os pequenos estúdios com um conceito mais personalizado, em que te cruzas no máximo com uma ou duas pessoas, ou mesmo os Personal Trainers que se deslocam a tua casa ou num local ao ar livre se preferires! É obvio que falamos de valores completamente diferente dos praticados nos ginásios, mas o serviço e as comodidades são igualmente diferentes! Quantas vezes caíste no erro de te inscreveres no ginásio, e andar a pagar mensalidades “baratas” sem nunca lá pores os pés? Aquilo a que chamamos: deitar dinheiro fora!
Mais vale aplicar esse investimento em profissionais e em espaços em que te sintas bem!
TOP 2 - “Estou muito cansada para treinar!”
A má noticia é que se continuas a ser escrava dessa ideia e não dedicares tempo a cuidar de ti e da tua saúde, o cansaço só vai aumentar! A boa, é que se deres uma oportunidade, vais ver que nada melhor que um bom treino após um dia stressante para chegares mais relaxada e com melhor disposição a casa. Se não acreditas, pergunta a uma amiga/amigo que treine regularmente se não sente diferenças na energia com que agarra o dia desde que começou a treinar! O treino ajuda o corpo a libertar serotonina e endorfinas que nos dão uma sensação de bem estar e diminui os níveis de cortisol responsáveis pela má disposição e stress. Portanto, da próxima vez que “ouvires” o teu corpo a dizer que está cansado para ir treinar, IGNORA-O.
TOP 1 - “Não tenho tempo para treinar!”
Esta, como devem imaginar, é a nr.1 na escala das desculpas! O ter tempo nada mais é que uma boa organização do teu dia! No meu caso: sou mãe e trabalho 5 dias por semana, portanto a minha forma de garantir os meus treinos foi reservar 3 manhãs antes do meu filho acordar para treinar. Assim garanto que consigo fazer o meu treino e chegar a casa e iniciar toda a rotina da manhã. Tudo se resume a termos vontade e organizarmos o nosso dia de modo a conseguirmos encaixar 40 minutos de treino sem que entre em conflito com o nosso trabalho e o nosso papel de mãe. Garanto que a partir do momento em que encontrares o melhor timing do teu dia para incluíres a tua rotina de treino, vais ficar com mais energia durante o dia e o facto de te sentires melhor contigo própria, vai passar também todos esses bons sentimentos a toda a família!
Existem muitas outras desculpas, até porque quando não estamos motivados para fazer alguma coisa, não nos falta imaginação para as inventar! O meu desejo para todas vocês é que este ano tenham a força de vontade e motivação que até agora não tiveram e se juntem a mim num estilo de vida melhor e mais saudável! Qualquer dúvida ou motivação extra que necessitem, falem comigo! Estamos juntas!
Um Feliz 2018!
Mónica Leal