Devo comer antes do treino? O quê?

Todos nós somos seres únicos e especiais. É óbvio que os desportistas profissionais têm necessidades diferentes dos de "fim-de-semana", mas ambos têm uma coisa em comum: para terem uma boa performance e rendimento no treino, ambos precisam de comer correctamente para que o corpo tenha capacidade de recuperar e regenerar da melhor forma.
As metodologias de nutrição estudadas até então são assertivas para uns, enquanto que para outros deixam a desejar. Ainda assim existem algumas regras e conselhos na área da nutrição desportiva que funcionam para todos nós e devemos seguir:

- Comer sempre antes do treino : quando treinamos queremos ter uma boa performance e resultados a nível físico e mental. Se o corpo não tiver energia suficiente durante o treino, além de massa gorda, o mesmo também perde massa magra (músculo) e entramos mais facilmente em fadiga.

- Boa escolha de alimentos: devem conter hidratos de carbono de qualidade : fruta, vegetais, flocos de cereais (aveia/centeio/trigo integral), tostas integrais, pão escuro, massa integral, leguminosas, quinoa, proteína magra (carne de aves, peixe, ovos), gordura vegetal saudável (peixes, abacate, frutos secos, sementes, óleo de girassol, azeite) e fluidos (água, sumos naturais, sopas).
A quantidade de proteína é a única que pode variar consoante a tipologia do treino. Caso seja um treino mais intenso a ingestão de proteína terá que ser maior, pois a sua função é a recuperação do músculo logo mediante o término do mesmo.
Sabendo qual o leque de alimentos, é importante saber “quando comer”! Convém ingerirmos o "fuel" pré treino 1 a 2 horas antes do treino para que o corpo possa fazer a digestão. 

Aqui vão alguns exemplos de refeição pré-treino: 
- Uma peça de fruta + um iogurte magro + uma fatia de pão com fiambre de peru;
- Uma peça de fruta + 1 iogurte magro + flocos de cereais integrais;
- Uma fatia de pão escuro com doce + sementes;
- Um smothie de fruta com flocos de aveia pré cozinhados + sementes
- Um queijo magro + 1 peça de fruta

Caso saibas de antemão que o treino será muito intenso podes também ingerir algo simples de fácil absorção, como por exemplo uma peça de fruta 30min antes.
Todos estes conselhos não substituem o acompanhamento de um profissional em ambas as áreas: nutrição e desporto. Cada um tem as suas necessidades alimentares e desportivas, mediante os objetivos pretendidos.
Devemos cuidar bem de nós e atender às nossas necessidades corporais para nos tornarmos saudáveis... Afinal é dentro do nosso corpo que  viveremos para sempre. 

Power your body, power your health, power YOU!

PowerStudio, 

o teu estúdio de Power Plate no Porto