Chegamos a Maio e a chuva teima em ficar connosco! Entre chuveiros imprevisíveis e caminhos enlameados, muitos corredores vêem-se forçados a refugiarem-se na passadeira do ginásio para conseguirem manter os seus treinos de corrida. Habituados às irregularidades da estrada e à velocidade de corrida num solo que não corre por si próprio, a adaptação ao tapete pode ser bastante estranha e confusa nos primeiros tempos.
Por esse motivo decidimos dar-te algumas dicas para transformar o teu treino na passadeira bastante mais divertido e ajudar-te a ir de encontro ao teu objectivo:
Treino para queimar mais calorias
- Faz um treino intervalado: Começa por iniciar a corrida com um ritmo lento e posteriormente, alterna entre uma corrida a um ritmo moderado e “sprints”, por exemplo: corre a uma intensidade moderada durante 50 segundos e faz um sprint de 10 segundos. À medida que vai ficando mais fácil podes aumentar para 40/20 ou então aumentar a velocidade do sprint.
Desta forma, vais conseguir queimar mais calorias e melhorar a resistência cardiovascular
Melhorar a tonificação muscular
- Aumenta a inclinação da passadeira: desta forma obriga-te a fazer um esforço superior no músculo das coxas e abdominal para manteres o ritmo;
- Reduz a velocidade e aproveita para andares enquanto fazes “lunges” . Assim consegues estar a trabalhar o músculo da coxa e glúteo ao mesmo tempo que fazes o teu treino de cardio
- Enquanto caminhas na passadeira podes ir fazendo exercícios com os braços: ombros, biceps e triceps. Mas atenção, só o podes fazer quando já te conseguires equilibrar bem na passadeira sem teres necessidade de te agarrar.
Mesmo que não sejas um corredor assíduo para teres um treino apenas composto por corrida, é igualmente muito interessante e produtivo adicionares uma componente cardio no teu treino. Podes introduzi-lo como forma de aquecimento antes do teu treino ou como uma maneira de manteres o teu ritmo de treino elevado. Para isso podes intercalar os teus exercícios de força com corridas de curta duração e de média/elevada intensidade, como o exemplo que descrevemos acima como a corrida de maior gasto calórico.
No entanto, deves ter sempre em conta os teus objectivos de treino e se a corrida se enquadra nos mesmos. E, de igual ou maior importância, deves ter extremo cuidado com o risco de lesão durante os treinos de corrida. Portanto antes de iniciares este tipo de treino tem atenção a quaisquer problemas ou lesões que já tenhas anteriormente. Numa primeira fase aconselhamos sempre que o faças com apoio de um professor, para te dar o feedback da tua postura e do impacto que realizas durante a corrida, de forma a protegeres as tuas articulações e evitares lesões.
Portanto, deixa-te de desculpas! Levanta o rabo do sofá, calça as sapatilhas e junta-te a nós!
PowerStudio,
o teu estúdio de Power Plate no Porto